segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

SAIBA COMO AJUDAR SEU FILHO SUPERDOTADO EM ENCONTRO DIA 08/03/2017






Você tem grandes indicativos de que seu filho é muito inteligente?

Seu filho foi identificado como superdotado?

Se essa for a situação, há grandes chances de você, muitas vezes, se sentir desesperado por orientações seguras de como realizar essa caminhada com acerto. Enquanto seus amigos podem olhar com respeito alguns progressos do seu filho, só você sabe as dificuldades associadas à criação de uma criança superdotada.

Ser um pai de um superdotado traz um conjunto de desafios e provas, e é importante estar pronto para enfrentar esses desafios.


Você vai encontrar a síntese de 10 alertas úteis para seguir no caminho, às vezes obscuro, de ser responsável por um filho superdotado.

1. Faça a avaliação do seu filho.
Se você ainda não o fez, é importante que seu filho seja avaliado. Somente com essa certeza você poderá caminhar com segurança pessoal e legal.

2. Verifique se a escola de seu filho tem uma visão educacional para compreender os alunos superdotados.
Uma vez que seu filho passou por um processo de avaliação, você pode ter maior respaldo legal para conversar com a escola e buscar o atendimento adequado às necessidades educacionais que ele apresenta.

3. Procure programas extracurriculares interessantes.
Muitas vezes, os recursos que as escolas são capazes de oferecer são limitados. Se este for o caso de seu filho, não desanime! Existem programas educacionais que oferecem oportunidades para o aluno superdotado ser desafiado de maneiras que ele normalmente não encontra em sua sala de aula, além de outros recursos disponíveis para complementar o currículo escolar e orientações de que você pode obter com bons profissionais.

4. Seja realista em suas expectativas.
Como pai de um superdotado, é fácil se acostumar com a realização de seu filho. Embora seja emocionante ver excelência em várias áreas, não é razoável acreditar que seu filho será excepcional em todas as esferas da vida. É importante reconhecer e elogiar as conquistas de seu filho, entretanto é igualmente importante que você esteja lá quando ele precisar de alguma ajuda ou apoio extra.

5. Seja o melhor advogado para seu filho.
Como pai, você é o defensor mais importante de seu filho. Isto é especialmente verdadeiro nas situações escolares e nas demais atividades que ele frequentar.

6. Favoreça oportunidades para a expressão criativa.
Muitas vezes, os superdotados são incrivelmente criativos. Seu filho pode ter uma imaginação vívida e apreciar artes visuais e de criação. Encontre uma saída para a criatividade do seu filho.

7. Ajude o seu filho a melhorar suas habilidades sociais.
Você deve observar que a personalidade de um superdotado cria frequentemente uma tensão em seus relacionamentos sociais. Traços positivos, como um forte senso de justiça ou o prazer de argumentar, podem ser percebidos negativamente pelos pares.

8. Permita que seu filho lute pelo que quer.
Outro traço de personalidade comum em superdotados é o medo do fracasso. Superdotados estão acostumados a aprender de forma rápida, no entanto, acabarão encontrando algo (um assunto, um instrumento, uma atribuição, etc) que será difícil dominar. Quando isso acontecer, esteja preparado para incentivá-lo e apoiá-lo, mas resista à vontade de deixá-lo desistir.

9. Fale com outros pais.
É sempre útil falar com os pais que estão "no mesmo barco". Trocar experiências com outras famílias pode ser um recurso inestimável. Os pais de crianças superdotadas podem encontrar muito apoio conversando uns com os outros e compartilhando recursos.

10. Incentive seu filho.
Quando seu filho olhar para trás recordando a infância, você quer que ele se lembre que você era seu maior fã. Cada estágio de desenvolvimento virá com seu próprio conjunto de desafios, mas com o seu amor e apoio, o seu filho superdotado irá florescer.

(Baseado no texto de Rick e Teena Kamal )


Quer saber mais? Maiores detalhes e explicações?

DIA 08 DE MARÇO, ÀS 20 HORAS,
 no Teatro João Luiz Fiani
 Curitiba - Pr

Com Maria Lúcia Sabatella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...