quinta-feira, 5 de maio de 2016

14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 16 À 22/05/2016


cartaz_A3
A 14ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio  de 2016, esse ano com com o tema
"Museus e paisagens culturais"

Um total de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmou participação.

O Guia completo da Programação está disponível online na página do Ibram e inclui cerca de 3.700 atividades cadastradas em todo Brasil.

http://www.museus.gov.br/14a-semana-nacional-de-museus

A "Semana Nacional de Museus" acontece anualmente para celebrar o "Dia Internacional de Museus", que se comemora dia 18 de maio

Nesse período entre os dias 16 à 22/05/2016, os museus brasileiros são convidados pelo Ibram a desenvolver programação especial em torno de um tema inspirador. A concertação de programações culturais enfatiza importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.

Para esse ano de 2016, o Ibram optou por uma divulgação mais sustentável e econômica, preparando diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los. 

Todo o material está disponível para download 
clique aqui.

O tema "Museus e Paisagens Culturais" foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do "Dia Internacional de Museus"  de 2016. 

 Será também o tema da 24ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão de 3 a 9 de julho de 2016.

Para ilustrar o tema, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari: Pipas, de 1941. O direito de reprodução foi gentilmente cedido pelo Projeto Portinari.

A composição da obra representa uma paisagem ao ar livre e pipas no céu. 

Ela sugere uma relação entre território e cultura e, ao mesmo tempo, enfatiza o ambiente como espaço das relações humanas. Os locais externos abrigam comunidades, suas identidades e memórias, sendo, portanto, objetos de atuação do museu quanto a sua preservação, qualificação e dinamização.


Fonte: http://www.museus.gov.br/14a-semana-nacional-de-museus-tera-participacao-de-mais-de-1-200-museus/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...