quinta-feira, 16 de abril de 2015

IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA


Entenda a importância dos estímulos e do vínculo nos primeiros anos de vida da criança!


A série Nota 10 - Primeira Infância, composta por cinco programas, foi desenvolvida em parceria pela FMCSV e o canal Futura, e traz de forma leve e dinâmica conhecimentos científicos sobre a importância do cuidado com as crianças de zero a três anos de idade.

Assista o primeiro episódio, no vídeo abaixo, onde trata do desenvolvimento infantil e mostra como as experiências e os estímulos que o bebê vivencia desde a fase intrauterina influenciam a formação de seu cérebro, afetando diretamente a saúde física e emocional, o comportamento, a motricidade e a capacidade de aprendizagem.


A importância do cuidado com as crianças de zero a três anos de idade.



 Primeira Infância: nota 10 
é uma série produzida pelo Canal Futura em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Matéria postada na Revista
Educar para Crescer
Em 13/04/2015 15:44
Texto Stephanie Kim Abe



1. O desenvolvimento do cérebro

Pesquisas mostram que, para ter um crescimento saudável e tranquilo, a criança precisa muito de cuidado, atenção e carinho. Isso porque os primeiros anos de vida são importantíssimos para o desenvolvimento integral da criança. 

Neste sentido, o papel dos pais é determinante para que todos os estímulos necessários sejam dados a ela. 

"Os pais são o vínculo mais forte para qualquer criança. Informá-los sobre a importância da primeira infância é fundamental, porque você tem milhões de pais que são responsáveis por cuidar dessa nova geração e eles não nascem sabendo ser pais. Se eles não estiverem sensíveis ao que está acontecendo com a criança, não vão ajudar a promover o desenvolvimento saudável dela"
explica Ely Harasawa, gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. 

Visando disseminar o conhecimento sobre essa fase, o Canal Futura, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, produziu a série Nota 10 Primeira Infância. Composta por 10 programas de 25 minutos cada, a série é dividida em duas temporadas: a primeira voltada para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade, e segunda abrangendo a fase dos 4 aos 6 anos. "Apesar de a linguagem ser voltada para educadores, ela é muito simples, clara e direta, então facilita bastante para os pais também", diz Ely. 

Apresentado por Léo Madeira, a série intercala falas de especialistas com enquetes realizadas nas ruas e situações de diferentes famílias brasileiras. "O bacana é que passamos esses conhecimentos científicos, mas ilustramos com a realidade - rural, urbana, de classe média, indígena etc. Queríamos mostrar a realidade do país, com criança e pais reais", explica Ely. 

Neste primeiro episódio, o assunto tratado é tema-chave sobre o desenvolvimento da criança: como o cérebro funciona. Os estímulos externos dados a ela nos primeiros anos de vida têm um papel determinante na moldura da arquitetura do cérebro. É a partir dessas experiências que ela vai aprendendo a reconhecer os pais, a se levantar, a sorrir, a falar... enfim, passando por todas as fases de seu desenvolvimento.

Fontes: Educar para Crescer
You tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...