terça-feira, 12 de agosto de 2014

BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2014



23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

22 a 31 de Agosto de 2014 - Anhembi

De Seg. à Sex. das 9h às 22h | Sáb. e Dom. 10h às 22h (*dia 31/08 somente até às 21h)


DIVERSÃO, CULTURA E INTERATIVIDADE. TUDO JUNTO E MISTURADO

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre 22 e 31 de agosto de 2014 no pavilhão de Exposições do Anhembi. 

Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país

São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².


História da Bienal

A 1ª Bienal Internacional do Livro, bancada exclusivamente pela CBL, foi realizada entre 15 e 30 de agosto de 1970, no mesmo edifício da Bienal de Arte, essa primeira feira reuniu algumas centenas de editoras nacionais e estrangeiras e atraiu milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças. Já na 2ª Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700.

Em 1996, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar maior conforto ao público, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), até finalmente chegar, em 2006, ao Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina. Em 2008, a Bienal chegou a sua 20ª Edição e o público infanto-juvenil foi contemplado com o projeto Ler é a Minha Praia.

Em 2010, a Reed Exhibitions Alcantara Machado passou a ser a organizadora oficial da Bienal em parceria com a CBL. Nesse ano a CBL levou uma programação cultural intensa e diversificada atraindo 743 mil visitantes e ampliando o prestígio e importância à Bienal de São Paulo.


Este ano, a previsão é trazer mais de 800 mil visitantes para a feira.

"O objetivo é fomentar o gosto pelos livros e pela leitura." 


A 23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com uma programação especial para os educadores que visitarão o evento. 

Não perca!

Entre uma estante e outra, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com atrações imperdíveis! Mas para os educadores que visitarão o evento, a Bienal do Livro pode ser ainda mais do que um espaço de cultura. Ela pode se tornar um centro de formação e de conhecimento na área da educação.

Durante todos os dias, o espaço Escola do Livro oferecerá cursos, workshops e palestras, com uma programação completa para os professores. A ideia é apresentar as principais tendências que estão em pauta no universo educacional – como o ensino digital e a aprendizagem personalizada – e, claro, as novidades e possibilidades dos livros digitais.

Dois destaques imperdíveis são as palestras de Thiago Feijão, criador do portal Qmágico, e Cláudio Sassaki, fundador da plataforma de ensino adaptativo Geekie Games. As palestras acontecem nos dias 25 e 26 de agosto, respectivamente, e os convidados irão apresentar o conceito de suas criações para debater o futuro da educação e a importância do aprendizado personalizado fora da sala de aula.

E para quem quer saber um pouco mais sobre a utilização de eBooks e sobre como eles podem ser fortes aliados dos professores, deve conferir a palestra de Amanda Ramalho, da SciELO, sobre bibliotecas cooperativas de livros digitais acadêmicos.

E se você vai visitar a Bienal do Livro com seus alunos, não pode deixar de visitar o Espaço Imaginário, uma área localizada no centro do Pavilhão da Bienal, cercada por árvores artificiais cheias de narrativas, que também contém uma sala de exposição e uma bancada de trabalho e criação. O local ainda conta com uma sala elevada, chamada de “Mirante”, onde haverá contação de histórias e conversas com escritores, como Pedro Bandeira.

Confira, abaixo, a programação especial para educadores na Escola do Livro. A programação completa deste espaço e do Espaço Imaginário você encontra aqui. Para saber mais sobre excursões escolares para a Bienal do Livro de São Paulo, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/Visitar/Pensando-em-visitar/Visitacao-Escolar/

- 23/08, sábado
10h às 11h: Tecnologia na Educação – Tendências, com Tadeu Terra

- 24/08, domingo
10h às 11h: A escola do futuro: gestão do conhecimento com Evernote, com Patrícia Demitroff
14h às 15h30: Ensino digital – aula 365, com Pablo Aristizabal
16h30 às 18h: Bookshare: tornando a leitura acessível a todos, com Kristina Kappas (Benetec- Estados Unidos)

- 25/08, segunda
14h às 15h30: Tablets na sala de aula, com Marcos Martins
19h às 20h30: Escola, vida virtual e o futuro da aprendizagem personalizada, com Thiago Feijão (Q Mágico)

- 26/08, terça
16h30 às 18h: Tecnologias educacionais a favor do aprendizado, com Claudio Sassaki (Geekie Games)
19h às 20h30: Didático e Digital, com Emerson Bento Pereira (Colégio Bandeirantes) e Fernando Moraes Fonseca (Editora FTD). Moderação de Susanna Florissi (CBL)

- 27/08, quarta
14h às 15h30: A sala de aula na era do contexto: tecnologia e conteúdo significativo engajando professores e alunos, com Vinicius Saraceni

- 28/08, quinta
19h às 20h30: Biblioteca cooperativa de e-books acadêmicos, com Amanda Ramalho (Scielo)

- 29/08, sexta
16h30 às 18h: Escola de Professores – como aumentar o repertório do corpo docente, com Christian Rocha Coelho (Rabbit)

- 30/08, sábado
10h às 11h: Experiência lumis de educação em tempos digitais, com André Matos



FONTE: SITE CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO (WWW.CBL.ORG.BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...