segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR MODERNO




Conforme publicado no link  http://www.examtime.com.br/competencias-do-professor/ a "Exam Time" afirma que a "educação é um campo em constante evolução, o que exige que os professores sejam atualizados e acompanhando o desenvolvimentos, e que as habilidades tradicionais necessárias para ser um bom professor estão se atualizando  precisando adicionar algumas outras características que ganharam força nos últimos anos e são essenciais."

Pensando nisso ExamTime buscou as novas competências do professor que podem fazer diferença em sala de aula. 


A seguir, estão as 10 competências do professor moderno, estabelecidas por eles:



As 10 Competências do Professor Moderno


Estas primeiras 6 Competências do Professor (em vermelho na imagem) não são novos, mas a sua importância são significativamente maiores para o professor moderno.



1. Comprometido: É essencial que os professores estejam comprometidos com seu trabalho e com a educação dos jovens. A responsabilidade que está nas mãos de um professor é enorme, por isso deve estar ciente disto e amar sua profissão.

2. Preparado: A formação acadêmica é outra das competências tradicionais que são exigidas de um professor. Esta exigência está aumentando em uma sociedade cada vez mais preparada e competente. Quanto melhor preparado estiver o professor, o melhor.

3. Organizado: Uma boa organização do curso e planejamento prévio são fatores-chave para o sucesso. É muito importante que o professor organize plano de estudos para ensinar adequadamente e elabora-lo para ter tempo de abordar todos os temas plenamente.

4. Tolerante: Em uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural, é necessário que o professor não tenha preconceitos e trate igualmente a todos os alunos sem mostrar favoritismo.

5. Aberto para perguntas: A discussão e colaboração em sala de aula são essenciais para incentivar os alunos e implementar novas técnicas de ensino. O professor deve estar aberto a responder às perguntas dos alunos e deve se mostrar colaborativo.

6. Narrador: Uma das melhores maneiras de ensinar e transmitir ideias é através de histórias. Os melhores professores usam este método em suas aulas durante séculos. Devido à sua eficácia , esta técnica é utilizada hoje, não só pelos professores, mas também por muitos outros profissionais, como especialistas em marketing em suas campanhas.


Novas Competências


É necessário acrescentar outras competências do professor associadas às novas tecnologias (em azul na imagem) . Com elas os professores passam a ter competências do professor moderno.


7. Inovador: O professor moderno deve estar disposto a inovar e experimentar coisas novas , tanto técnicas de ensino e aplicativos educacionais, ferramentas de TIC e dispositivos eletrônicos. O professor moderno deve ser o primeiro a buscar isso e trazer para a sala de aula.

8. Entusiasta de Novas Tecnologias: O professor moderno deve não só ser inovador, mas também um amante de novas tecnologias. Sejam iPads, projetores ou lousas, os alunos devem antecipar e estar em constante busca de novas TICs para implementar em suas salas de aula.

9. Sociais: Uma das competências tradicionais da professora é estar aberto a perguntas. O ensino tradicional deve enfatizar esta competência e levar a conversa para as redes sociais para explorar as possibilidades do lado de fora da própria classe.

10. Geek: No melhor sentido da palavra. Internet é a maior fonte de conhecimento que o homem já construiu, então um professor moderno deve ser uma pessoa curiosa. Alguém que está sempre pesquisando e procurando dados e novas informações que possa usar para desafiar seus alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...