terça-feira, 16 de julho de 2013

MODELO DE "ENRIQUECIMENTO CURRICULAR" DE RENZULLI PARA ALUNOS SUPERDOTADOS


Educador e estudioso da área de altas habilidades/superdotaçãoo norte-americano Joseph Renzulli desenvolveu o que ele chamou de "Modelo de Enriquecimento Escolar", voltado para alunos com uma ou mais das seguintes características:


"habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa"


O modelo de enriquecimento proposto por Renzulli é marcado por atividades dinâmicas, o incentivo à tomada de decisões pelo próprio aluno e o favorecimento de sua autonomia.

O envolvimento da comunidade nas atividades escolares também é reforçado, pois o esse modelo sugere que, os alunos utilizem sua rede de relacionamentos na realização das atividades, e também que algumas atividades de enriquecimento resultem em um produto com aplicação social.




As atividades de 
"Enriquecimento Curricular"
proposto por Renzulli são de três tipos, vejam:


1) O primeiro traz experiências e atividades exploratórias ou introdutórias destinadas a colocar o aluno em contato com uma grande variedade de áreas de conhecimento, e que geralmente não são contempladas pelo currículo escolar.

2) As atividades do segundo tipo, são relacionadas ao desenvolvimento de técnicas e métodos, habilidades mais específicas para conduzir as pesquisas de interesse do aluno.

3) No terceiro tipo, as atividades investem na pesquisa de problemas reais para a produção de um novo conhecimento, serviço ou desempenho. Normalmente, as atividades desse tipo são personalizadas, podendo ser implementadas individualmente ou em pequenos grupos.



Extraído de http://meunomenai.wordpress.com/category/diversos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...