segunda-feira, 29 de julho de 2013

DICA CULTURAL: EXPOSIÇÃO “Pioneiros & Empreendedores - A Saga do Desenvolvimento no Brasil”

Período de 6 de junho a 4 de agosto de 2013

Centro Cultural Palácio da Justiça

No domingo, dia 28 de julho, levei Jorge Lucas para visitar a Exposição. 

Aprendemos um pouco mais sobre a história econômica, política e social do Brasil, desde a época do Império (Monarquia, República, Era Vargas) até os dias atuais (Brasil Contemporâneo), onde relata a trajetória dos pioneiros do empreendedorismo brasileiros, daqueles que participaram ativamente das mudanças e do desenvolvimento do País. 

Foi uma verdadeira aula de história, na qual podemos interagir, através da tecnologia com as máquinas, para o conhecimento, ficando livre para escolher o tema que mais nos interessa aprender.

Uma questão que a Exposição deixa para reflexão:

"QUAL A JUVENTUDE MAIS DESAFIADA: A DO SÉCULO ANTERIOR OU A QUE HOJE SE EMPENHA NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO?"

Vejam alguns trechos do que vimos:



“Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil” é uma exposição que reflete as preocupações que embasaram mais de dez anos de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo, sob a coordenação de Jacques Marcovitch, referentes aos empreendedores que foram pioneiros em diferentes campos profissionais e influenciaram de forma decisiva a história do Brasil



A publicação de uma trilogia que aborda a trajetória de 24 empresários descortina um cenário que desvela rotas e percursos labirínticos e entrelaça os mais distintos empreendimentos, cujo legado é perceptível nos dias de hoje, apontando para uma pedagogia empreendedora, que articula trabalho, percepção de contexto, busca de inovação e aventura.



A construção histórica inerente a essa trilogia privilegiou em seu primeiro volume as biografias dos Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, evidenciando a expressão paulista nas questões de desenvolvimento do país. Já no segundo volume, esse recorte se amplia também para outras regiões brasileiras,a partir das histórias de vida do Barão de Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermírio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. O terceiro volume apresenta as trajetórias de Herman Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz, confirmando que o pioneirismo empresarial no Brasil não se restringiu a limites regionais.



Projeto de pesquisa consolidado em três volumes que trazem análises de personagens do mundo empresarial brasileiro. Além do material publicado, foram realizados três seminários. Depoimentos de especialistas, colegas e descendentes dos 24 biografados enriquecem as histórias contadas, apontando perspectivas para o entendimento das trajetórias dessas pessoas que construíram as bases da indústria e economia brasileiras. 

• Pesquisa iconográfica que contou com o envolvimento e colaboração dos centros de memória empresariais, de acervos privados e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 

• Recorte regional das atividades empresariais no Brasil dos Pioneiros que atuaram em vários estados. Este recorte tem como base o lugar onde o Pioneiro é reconhecido pela sua ação, bem como outros locais onde também teve influência significativa. 



Do ponto de vista educacional, as ações educativas estarão pautadas no pioneirismo como um valor e dessa memória como patrimônio

As mediações terão como base a aproximação das estratégias criadas pelos pioneiros para enfrentar e superar situações adversas e garantir a continuidade de seus empreendimentos. 



Portanto, cabe destacar nas ações educativas,a capacidade antecipatória presente nas diversas trajetórias dos empreendedores; a leitura de contexto que orientou ações pioneiras; a percepção de tendências; os mecanismos produzidos para superação de situações de crise; a inovação; o impacto social proporcionado pelo pioneirismo empreendedor ao longo da história brasileira.


Objetivos

- Enfatizar o pioneirismo como valor para a sociedade contemporânea.
- Ressaltar a importância da preservação da memória dos pioneiros
- Atualizar o sentido de pioneirismo empreendedor nos dias atuais. 
- Promover a percepção da relação recíproca entre trabalho e visão pioneira. 
- Aproximar a pedagogia empreendedora de um público amplo, em especial o segmento juvenil-universitário. 
- Mediar o conteúdo expositivo junto ao público visitante de modo adequado a cada faixa de idade. 
- Ampliar a reflexão acerca dos conceitos organizadores da exposição e de seus conteúdos, por meio de oficinas, seminários e publicações.




Local da Exposição em Manaus


Centro Cultural Palácio da Justiça

Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro - Manaus/AM 

De 3ª a sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 17h às 21h 

Entrada gratuita 



MAPA DA EXPOSIÇÃO



"Uma visão de futuro inspirada nos pioneiros do empreendedorismo deve animar o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes."

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento do Brasil. Jacques Marcovitch, vol 1, p. 288


FONTE: http://pioneiroseempreendedores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...