sexta-feira, 12 de abril de 2013

SÍNDROME DE RETT ACOMETE MAIS AS MENINAS - COMO LIDAR NA ESCOLA


A Síndrome de Rett é uma doença neurológica provocada por uma mutação genética que atinge, na maioria dos casos, crianças do sexo feminino.

Caracteriza-se pela perda progressiva de funções neurológicas e motoras após meses de desenvolvimento aparentemente normal - em geral, até os 18 meses de vida. 

Após esse período, as habilidades de fala, capacidade de andar e o controle do uso das mãos começam a regredir, sendo substituídos por movimentos estereotipados, involuntários ou repetitivos

Palavras aprendidas também são esquecidas, levando a uma crescente interrupção do contato social.

A comunicação para essas meninas gradativamente se dá apenas pelo olhar.

É comum que a criança com Síndrome de Rett fique "molinha" e apresente desaceleração do crescimento. Distúrbios respiratórios e do sono também são comuns, especialmente entre os 2 e os 4 anos de idade.

A partir dos 10 anos, o aparecimento de escolioses e de rigidez muscular fazem com que muitas crianças percam totalmente a mobilidade. Isso, associado a quadros mais ou menos graves de deficiência intelectual.

A Síndrome de Rett é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e uma das principais causas de deficiência múltipla em meninas.


Como lidar com essas crianças na escola


É preciso criar estratégias para que as meninas com Síndrome de Rett possam aprender.

O principal é estabelecer sistemas de comunicação que ajudem a criança - como placas com desenhos e palavras, para que ela possa indicar o que deseja.

A escola deve ser um espaço acessível, já que muitas crianças com essa síndrome necessitam de equipamentos para caminhar.

Respeite o tempo de aprendizagem de cada criança e conte com a ajuda do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e procure apresentar os conteúdos de maneira bem visual, para facilitar a compreensão.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/sindrome-rett-tgd-624925.shtml

2 comentários:

  1. Nossa, amei seu blog....essa síndrome eu nem conhecia.....se parece com o Autismo, embora o Autismo seja mais em meninos, e essa mais nas meninas. Meus Parabéns! Um bloq que realemnte vem agregar conhecimento, principalmente para pessoas que assim como eu, estamos iniciando na carreira da educação. Abraços!
    Francilene

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecê-la pela participação. Esse Blog tem a função também de contribuir para esclarecimentos, principalmente, a pessoas que participam na educação de crianças, que nem imaginam que as dificuldades em sala de aula tem uma causa. Basta ter a sensibilidade de observar. Obrigada, esperamos está ajudando, porque nós também estamos aprendendo, eu também não sabia dessa síndrome. Participe mais! Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...