quarta-feira, 3 de abril de 2013

CENTROS DE FORMAÇÃO E RECURSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL



Os chamados CAP/NAPPB, CAS e NAAH/S, centros que tratam da formação e dos recursos da Educação Especial, e que estão instalados em todos os Estados Brasileiros.


QUEM SÃO E QUAIS SEUS OBJETIVOS

CAP (Centro de Apoio para Atendimento ás Pessoas com Deficiência Visual)/ NAPPB:

Apoiar a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado e a produção de material didático acessível aos estudantes com deficiência visual.


CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez):

Promover a educação bilíngue, por meio da formação continuada de profissionais para oferta do Atendimento Educacional Especial (AEE) a estudantes surdos e com deficiência auditiva e da produção de materiais didáticos acessíveis.


NAAH/S (Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação):

Apoiar a formação continuada de professores para atuar no atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades/super dotação. 

Prestar atendimento aos alunos da rede pública estadual de ensino e assistência aos familiares das pessoas com altas habilidades/superdotação. 


Com unidades de atendimento ao:

▶️Unidade do aluno
 ▶️Unidade do professor
▶️Unidade da família



Ações:

✅Formação presencial aos professores das salas de recursos multifuncionais;

✅Apoio ao desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular, junto às escolas com matrícula de estudante com altas habilidades/superdotação;

✅Oferta de curso para o ensino do Sistema Braille;

✅Oferta de curso de Língua Brasileira de Sinais;

✅Produção de material didático em formatos acessíveis: Braille, Mecdaisy, LIBRAS/Língua Portuguesa; materiais didáticos táteis, dentre outros;


Como acessar:

Contato com as Secretarias de Educação, às quais se vinculam:



Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17437:centros-de-formacao-e-recursos-capnappb-cas-e-naahs&catid=194:secad-educacao-continuada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...