segunda-feira, 25 de março de 2013

PROJETO "ANIMA ESCOLA"



Anima Escola é um projeto que leva a linguagem da animação para as escolas. Foi criado pela equipe do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil.
O Anima Escola oferece cursos e oficinas a alunos e professores, para que possam criar em sala de aula os seus próprios filmes de animação. De forma lúdica, a metodologia criada para a produção de filmes animados estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e jovens: criatividade, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.
O Anima Escola aposta na incorporação da animação às práticas educativas, criando novas ferramentas pedagógicas, proporcionando a construção e compartilhamento do conhecimento através da linguagem audiovisual e possibilitando o surgimento de novas formas de expressão.

O Festival Internacional de Animação do Brasil − Anima Mundi − criado por quatro animadores brasileiros, se realiza todo mês de julho desde o ano de 1993 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo se tornado o segundo maior festival de animação do mundo.
Desde a primeira edição, uma de suas maiores atrações é o Estúdio Aberto, onde o público, entre uma sessão e outra de filmes, produz cenas de animação em diversas técnicas, podendo assistir ao resultado na hora.
O interesse que essas oficinas despertavam em professores e alunos de escolas públicas e particulares motivaram a equipe do Anima Mundi a elaborar atividades e métodos de ensino especialmente dirigidos ao ambiente escolar.
Nascia o projeto Anima Escola!

  • Introduzir nas escolas a linguagem da animação, proporcionando a professores e alunos a experiência de produzir filmes animados de forma crítica e criativa.
  • Dar subsídios para a construção de novas práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação de qualidade.
  • Possibilitar novos modos de produção de conhecimento.
  • Difundir a arte da Animação, descobrindo e estimulando novos talentos.
  • Oferecer ferramentas técnicas apropriadas para a realização de filmes de animação por alunos e professores de forma autônoma.
  • Gerar um material didático diferenciado - filmes de animação que ficam à disposição das escolas para uso em sala de aula.

Neste espaço o Anima Escola pretende incentivar a reflexão sobre a linguagem e o contato entre professores e alunos que produzem animação em suas escolas.

O site é colaborativo e aposta no compartilhamento de informações postadas pelos usuários. 

Se você é professor ou aluno produtor de animação, participe!



 


IDEIA
Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação 


Rua Elvira Machado 5 
Botafogo Rio de Janeiro (RJ) 
CEP: 22280-060 
Brasil 


Tel./Fax +55 21 2543-8860 
              +55 21 2541-7499



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...