segunda-feira, 18 de março de 2013

PIAUÍ TERÁ CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL




segunda, 18 de março de 2013 • 12:52


A deputada estadual Flora Izabel (PT) entregou nesta segunda-feira, dia 16, ao reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira, um pedido que prevê a criação do primeiro Curso de Licenciatura em Educação Especial do Piauí para formar professores que farão atendimento especializado aos alunos com deficiências.



Para adiantar a análise e implantação, a parlamentar entregou também ao reitor a minuta de um projeto pedagógico que traz as diretrizes de funcionamento do curso. A deputada disse que o reitor demonstrou interesse no projeto, para que o Estado possa avançar mais na área de educação inclusiva para as pessoas com deficiências.

Na apresentação da proposta, a deputada explicou que o curso está respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que determina a implantação da Educação Especial em todas as etapas da educação básica e o provimento à rede pública dos meios necessários e suficientes para o devido funcionamento da modalidade.

O cumprimento da legislação passa pela formação de professores, para que eles possam atuarem nessa área. É importante ressaltar que a criação do curso será uma grande contribuição da universidade para os piauienses”, explica Flora Izabel. A deputada disse que curso semelhante já funciona com sucesso nas universidades de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e de São Carlos, em São Paulo.

A criação do curso seria um instrumento efetivo para que a educação inclusiva se torne uma realidade no Piauí e uma tarefa de todos, uma vez que a inclusão de alunos com necessidades especiais em sala de aula do ensino regular passou a ser a forma mais avançada de democratização das oportunidades educativas.

Segundo Flora Izabel, a Educação Especial será voltado para o atendimento de pessoas com deficiências sensoriais (surdez e cegueira) deficiência física e mental, além de altas habilidades e transtornos globais de desenvolvimento.

“O atendimento da Educação Especial está previsto no sistema comum de ensino, visando a promoção das respostas às necessidades educacionais dos alunos com deficiências. Ao criar o curso, a Uespi dará grande passo na área da educação inclusiva”, falou Flora.


Fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia/educacao/263765_piaui_tera_curso_em_educacao_especial.html#



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...