quinta-feira, 28 de março de 2013

DIAS DE COMEMORAÇÃO

Ontem, dia 27 de março, foram celebrados o Dia do Teatro e o Dia do Circo, e no próximo domingo (31) vamos comemorar a Páscoa

Mas você sabe por quê esses dias são considerados especiais? 

Agora você vai conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Dia do Teatro


Você já foi ao teatro? 

Se foi, sabe o quanto é grandiosa essa arte milenar. Se não foi, ainda está em tempo de conhecer a arte que nasceu da necessidade em se comunicar. Os primeiros atores a encenar peças foram os gregos, mas apenas os homens faziam parte das apresentações. Eles montavam espetáculos com cenários, figurinos e utilizavam máscaras para fazer os papeis femininos. E foi assim que nasceram todas as outras formas de teatro que conhecemos hoje, e que tanto atrai o olhar do público, assim como o teatro de fantoches, de bonecos, de rua, os musicais, as óperas e diversos outros que nos emocionam com lindas histórias ou até mesmo nos fazem rir, no caso das comédias.

Dia do Circo


O Dia do Circo foi criado em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu dia 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Você sabia que as primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China? Lá a monarquia se divertia com a apresentação dos contorcionistas e equilibristas.
O mundo mágico dos circos é feito pelos divertidos e simpáticos palhaços, malabaristas e suas manobras arriscadas, mulher borracha, atirador de facas, mágicos, adestradores de animais e trapezistas.
Os palhaços ficam encarregados de proporcionarem muitas gargalhadas ao público. Para ser um deles, é preciso vocação e gostar de interagir com as pessoas, pois só assim irão transmitir alegria e entusiasmo a todos que estão assistindo ao espetáculo.
O mágico é o que chama mais a atenção de todos na plateia. Executa números curiosos de ilusionismo prendendo a atenção dos espectadores.
Se você nunca foi ao circo, quando puder, conheça este mundo de diversão e magia!

Páscoa
Data em que se comemora a ressurreição de Cristo.
A palavra Páscoa vem do hebreu “pessach” que significa passagem, a passagem da morte para a vida eterna, da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz.
O ovo tornou-se símbolo da vida em razão da sua capacidade vitalícia. De dentro de uma casquinha tão frágil nasce um ser vivo.
Os ovos de chocolate foram criados no século XX. Desde a antiguidade vários povos consideravam o chocolate um “alimento sagrado”.
O coelho simboliza a fertilidade, já que é um animal que tem muitos filhotes de uma só vez, e fertilidade simboliza vida, nascimento.

No Brasil e na América Latina as crianças costumam preparar um cantinho que se assemelhe a um ninho e enfeitá-lo com palha, papel picado para que na madrugada da Páscoa o “coelhinho” passe por lá e deixe um ovinho de chocolate.

Geralmente esta data comemorativa é celebrada em abril, mas como ocorre 47 dias depois do carnaval, às vezes é em março, como vai acontecer neste ano.

A forma de comemorar a Páscoa pode ser diferente em diversos lugares do mundo, mas o importante é não esquecermos o significado dela.

Fonte: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/03/28/dias-de-comemoracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...