sábado, 19 de janeiro de 2013

PROUNI COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 21/01/2013


ProUni Programa Universidade para Todos
Foi criado em 2004, ele oferece bolsas de estudos para estudantes que não têm condição financeira de pagar uma faculdade.
São as instituições de ensino superior que demonstram interesse em participar do programa, as que participam recebem em troca a isenção de alguns impostos.
Os estudantes são selecionados através da nota do Enem, requisito básico para participar do programa, sendo que a nota que vale é sempre a do Enem realizado no ano anterior ao Prouni apenas. Essa nota deve ser igual ou maior que 450 pontos e maior que zero na redação.
Além disso, o candidato deve possuir renda familiar mensal máxima de três salários mínimos por pessoa para concorrer à bolsas parciais ou máxima de um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer à bolsas integrais. Deve também ter cursado todo o ensino médio em rede pública ou em rede particular na condição de bolsista ou ser professor na rede pública de ensino (para cursos de licenciatura ou pedagogia). Pessoas com deficiência também atendem aos requisitos.

 As inscrições para o Prouni iniciaram em 17 de janeiro. O programa acontece duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Nessa primeira edição do ano 2013 serão ofertadas 144.639 bolsas de estudos sendo 99.223 integrais e 45.416 parciais.
As etapas do programa são: inscrição, primeira chamada, segunda chamada, período de manifestação na lista de espera, primeira convocação da lista de espera, segunda convocação da lista de espera. 
As instituições participantes e quantidade de bolsas ofertadas em cada curso já estão disponíveis para consulta no site, é possível procurar por curso, instituição ou município.
As inscrições podem ser feitas pela internet e vão até 23:59h (horário de Brasília) do dia 21 de janeiro. A lista de vagas disponíveis também pode ser encontrada no site do Prouni para consulta.
Inscrições Prouni

Alguns requisitos são apresentados pelo programa e é necessário atender a pelo menos um deles para participar:
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola particular na condição de bolsista;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista;
  • Ser professor na rede pública de ensino (para concorrer a cursos de licenciatura para educação básica);
  • Ser portador de deficiência.
No momento da inscrição o aluno poderá escolher duas opções de curso, instituição e tipo de bolsa, enquanto as inscrições estiverem abertas terá o direito de mudar suas opções se desejar.

RESUMO DO PROGRAMA


Fonte: http://www.prouni.br.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...