quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Qual a nota da escola do seu filho no IDEB?


A avaliação da qualidade de ensino é muito importante na decisão para escolha da escola de nossos filhos. Na educação do ensino fundamental, que vai do primeiro ao nono ano, quem mede essa qualidade é o  IDEP - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.  Esse indicador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007 para medir a qualidade do ensino nos municípios e nos estados das escolas de todo Brasil. 


A cada dois anos, o MEC divulga uma nova leva de notas.

O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

Como o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.




Como estamos terminando um ano letivo de 2012 é bom que os pais tenham a oportunidade de saberem o resultado dessa avaliação, para uma alternativa na escolha da escola para seus filhos em 2013, levando, também, em consideração a qualidade do ensino da escola.


No Brasil, toda escola pública de educação básica tem uma nota de 0 a 10. Ela é chamada de Ideb, sigla de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que tem os seguinte princípios:


• Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. Infelizmente, a maioria das escolas brasileiras ainda está longe dessa nota.

• O resultado mais recente aponta a média de 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,8 para as últimas séries do Ensino Fundamental.

• A meta é que em 2022 a média do Brasil seja igual ou superior a 6.

• O Ideb revela se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.


Afim de facilitar essa busca, apresentamos um vídeo que demonstra a avaliação de todas as escolas brasileiras, é só acessar o link e depois seguir as instruções: 


No link abaixo, descubra em dois minutos se a escola do seu filho tem uma Educação de qualidade. Nesta ferramenta, você vê e compara a nota do Ideb das escolas de 5 550 cidades do Brasil




<iframe src="http://educarparacrescer.abril.com.br/embed/ideb.shtml?utm_source=educarparacrescer&utm_medium=embed&utm_campaign=embed_http://selmamcarvalho.blogspot.com.br/" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0" scrolling="no" width="980" height="670" hspace="0" vspace="0"></iframe>



Fontes: http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/
http://www.portalideb.com.br/
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=336

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...