quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FÉRIAS CIENTIFICA PARA OS PEQUENOS CURIOSOS - "AVENTURA PELO CORPO HUMANO"


Venha curtir as férias 2013 no Museu da Vida com uma 
"Aventura pelo Corpo Humano"

Que bom, está de volta!

Em julho de 2011 visitamos essa mesma exposição na Fiocruz, no Rio de Janeiro!
Muito boa para que os pequenos curiosos aprendam de forma bastante lúdica tudo sobre o "Corpo Humano". Tem um corpo de tamanho natural deitado, onde pode-se  manipular os órgãos encaixando-os um à um no seu interior, onde os monitores vão explicando a função de cada um.  Lembro também de um nariz gigante que o visitante entra para ver  como funciona a respiração. Na escola, onde ele cursou o 5º ano em 2012, foi muito bem em Ciências e o conteúdo do último bimestre foi justamente sobre o "Corpo Humano". Essa visita teve, com certeza, contribuição para seu sucesso acadêmico. 

Vale a pena a visita!



Ah, as férias! 

Sinônimo de diversão e muita brincadeira, as férias de verão de 2013 contam com uma programação muito especial no Museu da Vida.

De 8 a 26 de janeiro, a exposição "Aventura pelo Corpo Humano" retorna à sala de exposições do museu e aguarda o público para uma série de oficinas.

A mostra permite ao visitante olhar sua própria célula no microscópio e construir um modelo a partir da visualização, entender mais sobre o cérebro e percorrer o caminho da comida por dentro do corpo. 

Além disso, a túnica contadora de histórias apresenta o conto “Afinal, o que houve com meu corpo?”.


Foto: Luanda Lima



A mostra itinerante foi inaugurada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, no Aterro do Flamengo e, desde então, foi vista por um grande número de visitantes ao passar por diversos espaços educativos e centros de ciência, como o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ), o Espaço Ciência InterAtiva, em Mesquita (RJ), a Universidade Moacyr Bastos, em Campo Grande (RJ), e escolas públicas na zona oeste do Rio de Janeiro.

A exposição, que está de volta ao Museu da Vida, faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj.


Foto: Muller Rangel


Oficinas:

Contação de história: “Afinal, o que houve com meu corpo?”
Um belo dia, o corpo acorda sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu? A túnica contadora de história desafia o visitante a descobrir.

Modelando o cérebro
Conhecer o cérebro humano e customizar um mini cérebro feito de gesso para levar para casa são alguns destaques dessa oficina.

Haja Estômago!
O que acontece com a comida depois que colocamos na boca? Nessa atividade interativa, os participantes conversam sobre comida e digestão enquanto traçam, juntos, o percurso da comida pelo interior do corpo.

Faça uma célula


Qual é a estrutura básica do corpo humano? Por meio da visualização no microscópio de sua própria célula, a criança é estimulada a perceber como é a célula humana e montar seu próprio modelo de célula usando materiais de fácil acesso.


Programação de férias "Aventura pelo Corpo Humano"

Evento gratuito

Período: De 8 a 26 de janeiro

Local: Centro de recepção

Horário: das 9h às 16h30 de terça a sexta; das 10h às 16h aos sábados. De terça a quinta, o circuito de atividades tem duração de uma hora e meia, e ocorre consecutivamente a partir das 9h; sextas e sábados, a visita tem duração de uma hora, e ocorre a partir das 10h.

Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).

Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo e-mailrecepcaomv@coc.fiocruz.br. Não é necessário agendamento.

Interessados em receber “Aventura pelo corpo humano” em sua instituição devem entrar em contato pelo e-mailmuseudavida@gmail.com ou pelo telefone (21) 3865-2113.


Fonte:
http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&infoid=1821&sid=22






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...